nossa foto estava exposta na parede de um bar! – 1089

1089 – Quando eu tinha 13 anos estava andando no bairro onde moro com uma amiga da mesma idade. Estávamos usando calça jeans, tênis e camiseta do colégio. Do outro lado da rua havia um bar com alguns homens na porta e na calçada. Um deles estava com uma câmera na mão e percebi que todo empolgado nos fotografava, além dos outros que faziam fiu fiu. A sensação nessa hora é sempre de medo, raiva e impotência.

Um ou dois meses depois, um amigo do mesmo colégio nos questionou: “O que uma foto de vocês duas está fazendo na parede de um bar ao lado da minha casa?” E ele nos contou que a foto (de duas adolescentes que estavam apenas caminhando pela rua!!!) estava exposta nessa parede ao lado de muitas outras fotos de mulheres…Algumas que ele havia fotografado na rua também e outras de revistas pornográficas e anúncios publicitários típicos de bar, como os de cerveja.

Maior que a raiva (que já era muito grande) o que senti foi vergonha da minha turma do colégio que ainda riram da situação. Eu não entendia muito bem o que estava acontecendo. Contei para os meus pais. Meu pai foi até o bar e tirou a nossa foto da parede além de fazer uma reclamação com o proprietário. Penso hoje que devíamos ter chamando a polícia, assim esses machões pensariam duas vezes antes de fazer isso novamente.

Atualmente, com 34 anos, ainda me emociono e fico triste ao relembrar esse episódio. Como pode um ser humano fazer isso com duas meninas? As pessoas não deveriam zelar pela integridade das crianças e adolescentes? Que cultura é essa?

PS: Essa é a segunda vez que escrevo para a página (que não conhecia no Facebook, apenas pelo blog) e fiquei muito feliz ao encontrar o meu primeiro relato postado. Infelizmente não tenho um ou dois, mas muitos relatos sobre assédio.